AEJD4-1024x676.webp
ANPRI_Logo_1-removebg-preview.png

Clube de Programação e Robótica 

Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola

Comunicar
Colaborar
Criar

Com a criação de um clube de programação e robótica do 2º Ciclo, em 2021/2022, pretende-se dar continuidade ao projeto já encetado, há alguns anos, ao nível da pré-primária e do 1º Ciclo.

O plano de intervenção inclui os domínios do Pensamento Computacional, da Programação e da Robótica.

crgeral.JPEG
robot-removebg-preview.png

Foi um prazer trabalhar com uma equipa de jovens tão motivados e empenhados nas áreas da programação e da robótica. Aos alunos Beatriz, Guilherme, Mariana, Martim, Mia e Santiago, fica aqui o meu muito obrigada! Prof.ª Amélia Costa-Pereira! 

Por quê aprender a programar?

A aprendizagem de programação permite o desenvolvimento de uma série de competências essenciais no mundo contemporâneo, formando pessoas mais preparadas para os desafios da era digital. Aliando inovação ao conceito global STEAM – Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Math), a programação desenvolve nos alunos as Competências do Século 21. Fonte: www.happycode.pt

f1.jpg
cr1.png
cr2.png
cr3.png

pensamento

computacional

ubbu

micro:bit

mBlock

“Pensamento computacional consiste em reformular um problema, aparentemente difícil, num que sabemos resolver, através de redução, expansão, transformação or simulação”

A ubbu ensina ciência da computação e programação usando vídeos incríveis, jogos divertidos e projetos desafiantes. O currículo foi concebido para ligar a Ciência da Computação às disciplinas de STEAM e resolver desafios da vida real.

A plataforma makecode, da Microsoft, permite a programação das placas físicas, micro:bit, recorrendo à linguagem MakeCode e baseada em programação por blocos. A plataforma inclui um simulador que permite observar a execução de código, sem ter de existir uma placa micro:bit física.

O mBlock foi projetado para o ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM). Permite criar histórias, jogos e animações envolventes e programar dispositivos robôs mBot. O mBlock permite alternar entre a programação por blocos e a programação em Python.